É fundamental que empresas da construção civil estejam atentas às inovações e tecnologias. A transformação digital avança no setor, simplificando e aperfeiçoando processos, proporcionando precisão e produtividade. Uma das tendências que veio para ficar devido à capacidade de otimizar o trabalho é a metodologia Building Information Modelling, o BIM, ou Modelagem da Informação da Construção.
De uma forma simplificada, o BIM é o processo de criação em 3D que gera um modelo virtual com informações técnicas da edificação. Trata-se de uma metodologia baseada em várias ferramentas, entre as quais, podemos destacar o Revit, ArchiCAD e o All Plan Architecture.
Há vantagens no uso da metodologia. A mais evidente está no próprio 3D, que possibilita uma melhor visualização do projeto, aproximando-o do resultado final e deixando o modelo mais fácil de assimilar. O registro de informação é um componente importante do desenvolvimento de projetos em BIM. Não só as informações gráficas, mas todo dado inserido fica armazenado no software. As informações atualizadas podem ser consultadas por qualquer profissional envolvido no projeto a qualquer momento.
A produtividade é um dos aspectos evidentes entre os times que usam BIM. A metodologia deixa os processos ainda mais fluidos, pois arquitetos e projetistas de diferentes especialidades trabalham juntos em um mesmo arquivo com todas as parametrizações da obra, o que significa ganho de tempo, como explica o arquiteto da MAF Engenharia, Vinícius Bressan: “No BIM, se há uma alteração, as informações ficam registradas e todos os especialistas conseguem visualizar e fazer adaptações em suas partes sem ter que refazer todo o seu projeto a cada modificação”.
Além de evitar retrabalho infindável e permitir a integração do time escalado para um projeto, o uso do BIM, com o registro automático das informações e parametrizações, contribui para um planejamento mais assertivo e orçamentos mais precisos.
Ao trabalhar com o sistema, as empresas evitam desperdício na compra de materiais, conseguem dimensionar melhor a contratação da mão de obra necessária para a execução e têm bases mais concretas para programar melhor as atividades da obra. Além desses benefícios, as empresas conseguem diminuir os riscos e minimizar os imprevistos, seguindo sem grandes percalços o cronograma de trabalho.
Embora apresente tantas vantagens, o BIM ainda tem muito espaço a ganhar no Brasil e o avanço depende, sobretudo, da qualificação da mão de obra para o uso das ferramentas. Em novembro de 2020, o Sienge divulgou a pesquisa Mapeamento da Maturidade BIM Brasil, que contou com informações trazidas por mais de 600 empresas e profissionais. Nessa amostra, apenas 38,4% das empresas responderam que usam a metodologia BIM. Entre as que ainda não usam, 43% afirmaram que pretendem adotar o BIM no horizonte máximo de um ano.
A busca pelo conhecimento das ferramentas que compõem a metodologia BIM cresce exponencialmente, como contam os profissionais da consultoria e centro de capacitação SPBIM. De acordo com profissionais da SPBIM, houve um grande crescimento na procura pelos cursos por profissionais de diversos perfis, tanto recém-formados quanto aos mais experientes. Eles acreditam que a movimentação está associada ao Decreto 9377/18, uma iniciativa do governo federal que instituiu a Estratégia Nacional de Disseminação do Building Information Modelling no Brasil – Estratégia BIM BR, que visa incentivar o uso dessa metodologia em âmbito nacional.
Como grande demandante de obras, o governo entendeu que poderia estimular o mercado brasileiro como um todo ao exigir o uso do BIM de forma escalonada. Em 2021, a primeira fase entrou em vigor, com foco em projetos de arquitetura e engenharia.
O movimento de estímulo não vem só do setor público. Alguns clientes da iniciativa privada, compreendendo os benefícios de ganho de tempo, assertividade e produtividade, já pedem em seus editais que o projeto seja desenvolvido em BIM e isso estimula o mercado, empresas e profissionais do setor, a se preparar para atender a essa demanda.
A MAF Engenharia acompanha as tendências do mercado e está preparada para desenvolver projetos em BIM. Conte conosco!