O desenho de áreas corporativas mudou nos últimos 10 anos. Os projetos tradicionais de escritório, em que os colaboradores se sentam na mesma mesa e na mesma fileira todos os dias, estão sendo rapidamente eliminados.
As corporações estão sofrendo redesenho de seus espaços com novas ideias e objetivos, tais como:
Aqui está uma lista de três tendências de layout de escritórios corporativos que aumentam a eficiência da empresa e mantêm colaboradores produtivos e felizes.
A ideia aqui é permitir que os colaboradores escolham como, quando e onde trabalhar. O atual modelo de escritório oferece uma variedade de áreas de trabalho. É bom que haja locais como estações de trabalho, áreas conjuntas que facilitem a colaboração e zonas de concentração (uma biblioteca, por exemplo).
Os ambientes de trabalho flexíveis geralmente contam com:
A tendência é tornar as estações de trabalho menores e configurá-las ao redor do perímetro do escritório. Essas estações de trabalho são usadas como pontos de apoio. Quando os colaboradores estão no escritório, precisam de um local para ler e responder e-mails e mensagens, e, ao longo do dia, para cumprir as tarefas administrativas.
O conceito atual é que os colaboradores não precisam estar em uma mesa designada para realmente serem produtivos.
A tendência corrente é ocupar a área central do andar com salas de reunião cercadas pelas estações de trabalho. Os membros da equipe se reúnem no meio da sala. As ideias são compartilhadas e o debate é incentivado. Os outros membros da equipe nas estações de trabalho que estão próximos o suficiente para ouvir o que está sendo tratado são encorajados a compartilhar suas ideias. Esta é uma área que fervilha de atividade.
A atmosfera dinâmica compartilhada de um escritório corporativo nem sempre oferece muita privacidade. Há momentos em que os membros da equipe precisam falar em particular ou precisam fazer um telefonema privado. A orientação aqui é construir alguns pequenos retiros de escritório – com uma mesa, um sofá, uma cadeira e conexões de laptop e telefone. Este é um lugar onde os colaboradores podem fechar a porta e fazer uma chamada.
Os colaboradores às vezes se veem com uma tarefa que exige muita calma e concentração. Esse trabalho não pode acontecer em meio à atividade agitada de um escritório aberto. Em resposta a essa necessidade, os arquitetos estão introduzindo espaços no estilo biblioteca, onde há silêncio e um mínimo de distração.
Para que este espaço funcione, há um conjunto de regras anexadas ao uso da sala. As pessoas que ocupam o ambiente não devem se distrair. Sem conversas. Sem celulares. Sem interrupções.
A tendência aqui é: nada de grandes salas privadas. E há uma mudança no pensamento do espaço em geral.
O parâmetro para os cálculos costumava ser o cargo. Dessa forma, o diretor de uma empresa deveria receber uma maior quantidade de espaço, se comparada aos demais colaboradores.
Um conceito mais recente afirma que a porcentagem de espaço precisa ser atribuída com base em quanto tempo um colaborador passa no escritório. Um engenheiro trabalhando em um projeto que necessita permanecer no escritório 60% ou mais da jornada terá um espaço de trabalho maior do que colaboradores que passam menos tempo no local, como os profissionais da área comercial, por exemplo.
O lema vigente parece ser: uma ótima equipe merece um ótimo escritório.
Uma experiência positiva no local de trabalho ajudará a atrair e reter os melhores talentos.
Muitos escritórios corporativos estão introduzindo comodidades para os colaboradores, como salas de descompressão, copas e cafés amplos, estúdio de ioga, sala de ginástica, sala de massagem, área de jogos, terraços e eventuais áreas externas.
As corporações têm uma história para contar.
Os interiores de suas sedes são projetados e mobiliados com o objetivo de compartilhar essa história com seus colaboradores e demais stakeholders que convivem neste espaço.
O redesenho de escritórios corporativos de ponta fornece uma representação criativa, contemporânea e elegante da identificação da marca.
A discussão sobre cor no ambiente de trabalho também evolui. As empresas investem somas elevadas para garantir que as cores certas estejam associadas à sua marca.
A cor afeta profundamente a experiência de uma pessoa com o ambiente.
O que antes era considerado uma mera escolha estilística, agora é usado como uma ferramenta para conectar os colaboradores à marca organizacional.
Estudos mostram que a qualidade da luz afeta as pessoas.
A luz natural pode proteger a visão, elevar o armazenamento de vitamina D e aumentar a produtividade.
Projetos de construção com luz natural são cada vez mais importantes na filosofia de design de hoje.
Os seres humanos estão programados para se conectar com a natureza e outros seres vivos. Há necessidade básica de uma conexão contínua com um ambiente natural.
Essa tendência traz elementos naturais para o local de trabalho, tais como plantas internas, paredes vivas, vistas de vegetação, além de utilização de cores e padrões semelhantes à natureza.
Trata-se de trabalhar com edifícios e espaços antigos. Significa preservar o estilo e a história de edifícios existentes, mas adicionar mobiliário e decoração novos e contemporâneos.
Essa tendência permite uma sensação de “envelhecimento” com opções peculiares de cor, textura e decoração. Não é um assunto totalmente novo, mas provavelmente continuará como um fator importante no futuro.
O ativo mais valioso de uma corporação são seus colaboradores. A importância da satisfação deste grupo no trabalho nunca foi tão evidente e está diretamente relacionada aos resultados de uma empresa. Pesquisas estão constantemente mostrando que os colaboradores que são respeitados e contam com boa saúde são mais criativos, inovadores, motivados e têm melhores habilidades de resolução de problemas.
O local de trabalho atual não se compara aos escritórios de décadas atrás. As tendências de redesenho da sede corporativa agora buscam criar uma experiência positiva neste espaço para a equipe com o objetivo de atrair e reter talentos.
Há muitos pontos positivos em todas as tendências de design discutidas acima. A ênfase primordial de todas elas é uma abordagem de bem-estar, que propicia aos colaboradores um belo ambiente e funcionalidade de escritório. O objetivo é fazer com que as pessoas se sintam melhor.
Deixamos o convite para a leitura de um texto do blog sobre obra de gestão de espaços, tema correlacionado.
Para desenvolver projetos e obras alinhados à tendência de redesenho dos escritórios, converse com os especialistas da MAF Engenharia.