O ESG (do inglês Environmental, Social e Governance) tem sido um propulsor de mudanças comportamentais profundas que impactam as escolhas das pessoas e os rumos dos negócios.
Para a MAF Engenharia, os princípios de responsabilidade ambiental, social e governança estão no DNA desde a fundação e estão explícitos no nosso Programa de Integridade.
Observamos nas nossas atividades e relações cotidianas que tais princípios são cada vez mais vitais na área da construção civil, um setor que inegavelmente contribui para o crescimento econômico e gera empregos, mas também produz impactos ambientais e precisa de políticas de compliance sólidas e transparentes.
O fato é que o mercado tem exigido de toda cadeia produtiva postura condizente com as premissas do ESG. A Pesquisa Rumos ESG na Indústria Paulista, aplicada pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e pela FIA Business School, apresentada em junho de 2022, identificou que 60% das grandes empresas ampliaram os requisitos de performance ESG exigidos para aprovação e/ou seleção de fornecedores. No entanto, esses indicadores são cumpridos com sucesso por apenas 30% dos fornecedores, o que aponta uma necessidade urgente de qualificação e alinhamento entre discurso e prática.
Na MAF Engenharia, a atuação sustentável é uma premissa que está descrita na nossa Política Ambiental e também Política de Conduta de Gerenciamento Socioambiental de Fornecedores. Entendemos que toda a equipe que trabalha conosco em nossos projetos, incluindo fornecedores, precisa estar sintonizada e apta a trabalhar com base nas melhores práticas, o que contempla:
Somos criteriosos na escolha dos nossos fornecedores e exigimos para aqueles que realizam os processos de descarte a Documentação Técnica para o Destinador Final, para o Transportador, além dos Documentos Obrigatórios após Destinação e Documentos Obrigatórios para Logística Reversa.
Com relação ao pilar social, a MAF Engenharia tem o compromisso institucional de respeitar e valorizar a singularidade de todos os colaboradores, clientes, prestadores de serviços e fornecedores de modo a promover um ambiente de trabalho inclusivo e combater a discriminação e o preconceito de qualquer forma.
Assim como para as boas práticas ambientais, temos documentos que servem de base para as nossas ações no âmbito social, como a Política de Diversidade e Inclusão, a Política de Horas Extras e a Política de Saúde e Segurança no Trabalho, que consideramos imprescindível para a nossa área de atuação.
Quando o assunto é governança, temos, além do Código de Ética amplamente difundido entre os colaboradores, uma Política Anticorrupção bastante detalhada, que não só indica o comportamento desejado em termos de conduta pessoal na realização de atividades em nome da empresa como prevê medidas para situações como conflitos de interesse, suborno e corrupção, entretenimento e presentes, contabilidade, atividade política e doações, informações confidenciais, sistemas de tecnologia da informação e comunicação, contratação de terceiros e cumprimento de controle interno.
Esperamos poder contribuir para a reflexão e adoção de práticas ESG entre os agentes da construção civil com os quais nos relacionamos. É preciso que toda a cadeia produtiva incorpore os princípios no dia a dia e eles fiquem cada vez mais arraigados nas nossas atividades.