Um olhar atento e criterioso para o portfólio e adequação às tendências e aos novos modelos de trabalho estão na pauta de grandes empresas. No Bradesco, com escritórios e agências espalhados por todo país, essa é uma tarefa contínua do departamento de Patrimônio.
Em fevereiro de 2021, uma obra de gestão de espaços teve início na capital paranaense. “Curitiba foi um dos projetos mais importantes. De 9 prédios, houve a oportunidade de devolver sete e ficar com dois”, conta Paulo Eduardo Brandão de Moraes, coordenador de engenharia do departamento de Patrimônio do Bradesco. A MAF Engenharia foi uma das empresas envolvidas nessa iniciativa que trouxe vários impactos ao banco, sendo um deles o cultural. “Junto com esse projeto a gente trouxe o home office”, diz Paulo.
Assista ao vídeo e conheça os detalhes da obra de gestão de espaços para o Bradesco em Curitiba:
Inúmeros desafios estavam embutidos na obra de gestão de espaço do Bradesco em Curitiba. O primeiro era o prazo: a obra teve início em 11 de fevereiro e, até 1º de junho, era preciso acontecer a desocupação dos sete prédios para conclusão no fim de julho.
Somando os dois prédios remanescentes e a agência do centro, a mais movimentada da cidade, que também passou por intervenções sem que fosse interrompido o atendimento ao público em nenhum momento, havia um total de 18.945 m² de área a ser projetada. Além disso, 2.029 pessoas e um total de 2.719 itens de mobiliário precisariam ser movimentados. Uma força-tarefa para 23 projetistas técnicos, 7 arquitetos e aproximadamente 200 pessoas trabalhando diariamente na obra.
A missão não era apenas preparar os prédios que ficaram para acomodar as equipes. Também era necessário, além da desocupação dos sete edifícios, o cuidado e a preparação para a devolução. “A gente abriu todos os espaços para poder fazer a entrega, deixando-os adequados para uma próxima locação”, destaca a engenheira do Bradesco Luciana Sanches Brigoni.
Vale lembrar que, durante a execução da obra, a cidade de Curitiba enfrentou dois lockdowns e, mesmo assim, a entrega foi feita conforme o planejado. Paulo reforça a importância dos parceiros selecionados para essa empreitada. “Nós acreditamos muito que para obter sucesso, é preciso escolher bons parceiros. Por isso, fizemos essa pré-seleção de empresas que têm essa expertise”, explica.
Para Anny Scaruline Rodrigues, engenheira e gestora do projeto pela MAF Engenharia, planejamento e comunicação foram as chaves para o êxito nessa missão. “Gestão de espaço é uma gestão de pessoas. Precisa de muita comunicação, entrosamento, planejamento e cuidado para que isso seja feito da melhor forma possível para todo mundo”.
De fato, houve muita conversa ao longo do processo entre o departamento do Patrimônio do Bradesco, todos departamentos que ocupariam os espaços, a construtora e a gerenciadora. Para atender aos prazos sem atrapalhar as rotinas do banco, foi necessário um rigoroso planejamento, faseamento estratégico das ações e boa comunicação entre os envolvidos.
O modelo de contratação por design-build e o uso da metodologia Lean Construction contribuíram para a excelência do planejamento, projeto e execução da obra no curto prazo.
O projeto de gestão de espaço em Curitiba é importante do ponto de vista de cultura empresarial porque, além da introdução do home office, há a proposta de um novo jeito de trabalhar. Não há mais mesas fixas de trabalho e sala para a diretoria e gerência. No conceito de espaço multiuso, as pessoas escolhem de que ponto desejam trabalhar e o layout foi desenvolvido para estimular a convivência. “Deixamos o ambiente bem mais moderno e mais acolhedor para essa nova forma de trabalho”, ressalta o arquiteto da MAF, Vinícius Bressan. É importante mencionar que uma das premissas do projeto foi o aproveitamento do mobiliário existente no prédio, pois eles estavam em bom estado e não havia necessidade de descartá-los.
A mudança também colocou no mesmo espaço diferentes departamentos, com diferentes necessidades operacionais. Além do tempo curto para o desenvolvimento do projeto, cuidar da infraestrutura para que tudo funcionasse como desejado e adequar o layout para essas áreas distintas pudessem dividir o mesmo espaço sem perder a identidade foram os maiores desafios para a arquitetura. “A gente precisou ouvir todas as áreas. Cada um tem a sua particularidade de operação. Há o conceito de espaço multiuso sem prejudicar a operação de nenhum dos departamentos. Tem ocupante que faz atendimento ao cliente, então é preciso ter essa circulação separada. Tudo foi pensado para atendê-los da melhor forma possível”, enfatiza Camila Vitória Gobato, arquiteta analista de projetos e obras do Bradesco.
Sérgio Afonseca Silva, gerente de projetos e obras do Bradesco, chama atenção para a compreensão e cooperação dos ocupantes. “O processo de gestão de espaços deu a oportunidade de racionalizar a ocupação. Com isso, você tem vários ganhos e um dos principais é a sinergia entre os times. Os ocupantes compraram a ideia de que esse novo movimento de unir as pessoas em dois sites faria todo o sentido. Conseguimos movimentar todo mundo com o mesmo foco”, diz.
Mesmo com a entrega da obra em um momento em que a pandemia do novo coronavírus ainda pede cautela e muitos ocupantes ainda não conheceram o novo espaço de trabalho, os feedbacks são positivos, de acordo com Paulo. “A gente melhorou as condições desses espaços, teve um impacto muito importante para quem vai utilizar o local. A equipe foi muito importante para garantir o sucesso”, conclui.
A MAF Engenharia tem enorme satisfação de ter contribuído com o êxito dessa iniciativa e pela confiança do Bradesco para a execução dessa obra de gestão de espaço tão importante quanto desafiadora. Também ficamos lisonjeados porque, como resultado desse trabalho, o cliente indicou a MAF na 7º Edição Indicados InfraFM 2021. Trata-se de uma premiação criada pela revista Infra FM em que profissionais de grandes empresas que trabalham com Facilities Management selecionam e valorizam o trabalho de empresas parceiras que fazem parte da sua cadeia de fornecedores especialistas.