A transformação digital na engenharia é um campo de inúmeros benefícios e desafios. A adoção de novas tecnologias, tanto para o setor administrativo das empresas como para o desenvolvimento de projetos, com o uso do sistema BIM (Building Information Modeling), por exemplo, é um caminho sem volta em um mundo que demanda eficiência e respostas rápidas.
São infinitas as perspectivas que os avanços em tecnologia trazem para a nossa atividade e, aqui na MAF Engenharia, já trouxemos algumas ferramentas importantes para o nosso dia a dia, com investimentos constantes na aquisição de equipamentos e de softwares da área de arquitetura e construção, por exemplo, e com o uso de drones em algumas de nossas obras. Realidade aumentada, impressão 3D, Big Data, Internet das Coisas e robôs construtores são outras possibilidades que prometem grandes vantagens para a nossa área, estão em pauta e precisam ser acompanhadas de perto. O fato é que, hoje, a digitalização das tarefas administrativas é uma realidade das empresas do setor e tem proporcionado aos times maior controle das informações, assertividade e praticidade para as tarefas do dia a dia.
Por ser um dos fatores fundamentais para o sucesso da MAF Engenharia, a informação é tratada com critério e prioridade no nosso time. A Tecnologia da Informação disponível na empresa assegura a integração, integridade e disponibilidade das informações, facilitando e agilizando os processos internos e as decisões.
Foi em 2013 que demos um passo importante rumo à transformação digital quando adotamos a plataforma Sienge, que se tornou nosso sistema corporativo integrado de informações e de gestão do negócio, nos permitindo estabelecer também um sistema uniforme de monitoramento.
O Sienge facilita a todo tempo a gestão da empresa e de todas as suas obras e projetos, tornando transparentes as informações relevantes. Além disso, nosso gerenciamento de fornecedores é suportado também por esse sistema integrado de gestão. Em seu módulo de Suprimentos, cadastramos e homologamos os melhores fornecedores do mercado, mantendo uma base de dados continuamente atualizada e disponível para consulta dos nossos colaboradores.
Susana Davi, gerente administrativa financeira da MAF Engenharia, acompanhou essa transição dos sistemas de gestão mais analógicos para o uso do software e suas possibilidades de integração e destaca que o uso da plataforma trouxe um novo jeito de trabalhar para a equipe. Responsável pelo departamento financeiro da empresa, ela conta que a plataforma é uma facilitadora do seu trabalho: “A grande vantagem é o controle dos relatórios gerenciais. Com os módulos integrados, se a equipe da obra faz um pedido, eu já consigo fazer pagamentos, emitir relatórios”. Susana lembra que, para o pleno funcionamento, é preciso a cooperação da equipe para o uso adequado e inserção de informações na plataforma, mas esse é justamente outro ponto positivo do Sienge na opinião dela: há módulo de ensino com vídeos didáticos que ajudam qualquer funcionário a aprender rapidamente sobre a utilização do sistema.
Carla Gatti, diretora de revenue do Sienge, responsável pelas áreas de vendas, marketing e sucesso do cliente, nos concedeu uma entrevista para elaboração desse post. Ela explica que, o Sienge, além de ser hoje a plataforma líder no segmento da construção, é referência em conteúdo especializado para o segmento e, assim como a MAF Engenharia, muitas empresas da construção consomem seus conteúdos e participam das iniciativas de educação e capacitação disponibilizadas. “O aprimoramento do conhecimento sobre a plataforma e negócios é fundamental para que o cliente obtenha o melhor retorno da solução” acrescenta a executiva.
Dessa forma, o Sienge, que desde 1990 é uma solução referência para a construção civil e tem hoje uma carteira de mais de 4 mil clientes espalhados pelo Brasil, acompanha a jornada do negócio da construção de ponta a ponta e se desenvolve com foco em atender às demandas dos clientes que, conforme crescem, procuram soluções novas e cada vez mais avançadas, possibilitando a integração de diferentes ferramentas especialistas, buscando complementar a gestão do negócio.
Assim, o Sienge oferece um ecossistema de soluções integradas e avançadas, firmando parcerias e desenvolvendo integrações com ferramentas de BIM, módulos para assinatura digital de contrato, recepção e emissão de Notas Fiscais de serviço eletrônicas (NFSe), checklists de entrega de obra e soluções para gestão da cadeia de suprimentos para mencionar alguns dos recursos da plataforma.
Nesses dois últimos anos, o Sienge trabalha de forma especial os desafios de alta gestão das empresas do setor, algumas delas interessadas em melhorar a relação com investidores e nas boas práticas de compliance. Nesses contextos, a digitalização é fundamental. “É preciso consolidar informações e ter um olhar mais estratégico para a operação”, ressalta Carla.
Para Caroline Santos Filgueiras, engenheira da MAF Engenharia, a grande vantagem de usar o Sienge no dia a dia é exatamente o controle rigoroso de informações. “Os dados não se perdem e isso minimiza erros, evita desperdícios, especificações erradas e garante um produto final mais assertivo”.
Refletindo sobre o tema transformação digital na engenharia de uma forma geral, Caroline acredita que a tendência é evoluir muito, mas, como toda mudança, leva algum tempo para ser assimilada e incorporada por toda a cadeia. Por aqui, seguimos atentos no acompanhamento e adoção de tecnologias que nos ajudem a melhorar nossa gestão e garantir a excelência nos serviços prestados. Esse é o caminho!