Um planejamento logístico eficiente e acessível do canteiro é fundamental para manter a segurança, a produtividade, a programação e é a base para uma obra ser bem-sucedida. Elaborar esse planejamento, implementá-lo e ter flexibilidade ao longo da construção para eventuais mudanças é uma habilidade que requer prática e reflexão para se dominar e melhorar ao longo do tempo. Desenvolvemos uma lista dos 8 aspectos mais críticos a serem considerados ao planejar a logística de canteiro de obras.
A familiaridade com o ambiente local da futura obra é essencial para o planejamento logístico do canteiro. É fundamental saber, por exemplo, as características climáticas do local e época do ano em que acontecerá a construção, pois tempo úmido, tempo quente, áreas alagáveis fazem diferença. Essas condições influenciarão uma variedade de fatores, incluindo:
As características climáticas também influenciarão a preparação das áreas de descanso e refeitório para os trabalhadores. Além disso, devem ser consideradas proteções ambientais específicas para o ecossistema local.
Um dos primeiros itens a considerar ao planejar a logística da obra é olhar para o local existente. Há uma variedade de fatores a observar:
Além das restrições físicas, o tamanho do canteiro de obra faz uma grande diferença no planejamento. Terrenos urbanos ou significativamente restritos podem não ter espaço para armazenamento de materiais ou escritórios temporários. Seja grande ou pequeno, o canteiro de obras deve ser considerado em primeiro lugar, quando se olha para o planejamento logístico.
A jurisdição local pode ter uma grande influência no planejamento logístico de um determinado canteiro, impondo regras e regulamentos relacionados a:
Todas as restrições legais são importantes e devem ser consideradas, mas é fundamental conhecer as que dizem respeito à utilização das vias públicas, principalmente horários restritos para caminhões de cargas no município, e as restrições de ruído, particularmente perto das áreas residenciais.
O próximo elemento no planejamento para a logística do canteiro é analisar o fluxo de tráfego. Deve-se conhecer o volume de veículos, equipamentos e pessoas que precisarão se deslocar pelo canteiro. As considerações sobre o fluxo de tráfego incluem:
Vias de tráfego claras ajudam a manter a segurança e manter o tráfego veicular fora das áreas de produção.
As áreas de armazenamento de materiais serão necessárias, mas sua localização dependerá do tamanho do local, do fluxo de tráfego e dos materiais necessários. Em canteiros com pouco espaço disponível, isso pode significar armazenar materiais em outros lugares, seja nas proximidades da obra ou em um galpão fora do terreno da construção. Também pode significar a criação de áreas específicas para que os materiais sejam armazenados no canteiro, normalmente com mais segurança.
Considerações críticas incluem:
Idealmente, o objetivo para o armazenamento de materiais inclui encontrar um local seguro que possa permanecer no mesmo lugar durante toda a construção e é convenientemente posicionado para estar o mais próximo possível das áreas onde os materiais são necessários.
A entrega just-in-time costuma ser o objetivo ideal na coordenação de materiais para canteiros de obras, mas essa estratégia pode ser flexibilizada em favor da aquisição e armazenamento de suprimentos de forma antecipada.
Para uma construção, as equipes e equipamentos no local devem ser capazes de alcançar eficientemente a área da edificação. Isso significa que as vias de acesso, o armazenamento de materiais e instalações temporárias não podem entrar em conflito com as áreas de produção. Em certas circunstâncias, isso não é possível, o que obriga as equipes de construção a organizar a logística do local e construção da edificação em fases, nas quais as áreas em atividade se movimentam para acomodar as diversas fases de construção.
Itens que devem ser considerados no planejamento do acesso à edificação incluem:
O objetivo no planejamento do acesso à construção é tornar o tempo e o custo necessários para acessar cada área de trabalho o mais eficiente possível.
Infelizmente, furtos de equipamentos e de materiais em canteiros de obras podem ocorrer. Isso causa custos e atrasos para as empresas presentes no canteiro e seus clientes. Para evitar furtos ou roubos, várias técnicas são adotadas, tais como:
Cada vez que um canteiro é assaltado, as equipes da obra avaliam o que ocorreu e usam essas informações para evitar eventos semelhantes no futuro.
A Norma Regulamentadora 18 estabelece o que o canteiro de obras deve conter visando ao bem-estar e segurança do trabalho dos colaboradores. As edificações não podem ser construídas sem pessoas, por isso é fundamental que as áreas de descanso sejam criadas e acessíveis aos membros da equipe. Estas incluem:
Manter a segurança do trabalho dos colaboradores é uma prioridade para a indústria como um todo.
É fundamental manter-se flexível para mudanças. Mesmo os melhores planos normalmente precisam ser ajustados ao longo do caminho quando novas informações se apresentam. Se há uma maneira melhor de prosseguir com o seu trabalho, não tenha medo de fazer ajustes conforme necessário.
A logística do canteiro de obras é uma peça complexa e importante de construção eficiente. É fundamental que o planejamento para o local seja um esforço de equipe com comunicação e mente aberta para aprendizado e melhoria.